A implementação do PSA refletiu excelentes resultados na qualidade da água produzida na ETA.

Em 2019, a Hidrosan elaborou o Plano de Segurança da Água do município de Caçador (SC), ferramenta que auxilia a produção de água potável e segura para abastecimento da população, com a identificação dos perigos e eventos perigosos aos quais o Sistema de Abastecimento de Água está exposto e, assim, estabelecendo diretrizes para corrigi-los ou mitigá-los.

Após a sua finalização, a BRK Ambiental – Caçador implementou o Plano e a ETA está produzindo água de excelente qualidade para a população do município, em conformidade com o padrão de potabilidade brasileiro, e que atenderia inclusive aos padrões internacionais mais rígidos que o nacional, segundo o responsável pela operação da BRK Ambiental – Caçador, Ícaro Mello Dugaich:

“Quando a BRK Ambiental assumiu os serviços públicos de água e esgotamento sanitário em Caçador-SC, uma das primeiras ações foi a mobilização interna para a execução do PSA – Plano de Segurança da Água, como uma importante ferramenta de confirmação e orientação do planejamento da unidade da empresa no município. O trabalho desenvolvido com a Hidrosan, realizado em um curto período, menos de 2 anos na prática, conseguiu fechar um ciclo completo, que consistiu em diagnóstico, implantação e resultado. Ainda no início da execução foram realizadas as primeiras visitas de campo, para avaliação e diagnóstico dos riscos associados à situação das infraestruturas existentes. Com o diagnóstico em mãos, de imediato foram iniciados os investimentos emergenciais para prover garantia e confiabilidade na produção de água potável, o que envolveu a aquisição de novas unidades de filtração e a reforma dos filtros existentes. Atualmente, a Estação de Tratamento de Água de Caçador está produzindo água de excelente qualidade, que atende inclusive a padrões internacionais como da EPA dos Estados Unidos, que são ainda mais restritivos que o padrão nacional.”