BIBLIOTECA HIDROSAN

Consulte a Biblioteca Hidrosan e saiba como adquirir as publicações do Prof. Dr. Luiz Di Bernardo e equipe, tendo acesso à vanguarda do conhecimento sobre tratamento de água no Brasil.

PUBLICAÇÕES

2017 - Métodos e Técnicas de Tratamento de Água - 3ª Edição
Luiz Di Bernardo, Angela Di Bernardo Dantas, Paulo Eduardo Nogueira Voltan

Métodos e Técnicas de Tratamento de Água

O livro Métodos e Técnicas de Tratamento de Água traz na sua 3ª Edição a reformulação dos capítulos, atualização dos seus conteúdos e inclusão das tecnologias desenvolvidas nos últimos 11 anos, bem como os resultados de pesquisas recentes. Muitas destas pesquisas foram realizadas sob a orientação do Prof. Luiz Di Bernardo, professor titular aposentado da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (EESC-USP), e diretor-presidente da Hidrosan, empresa de referência na elaboração de projetos de Estações de Tratamento de Água.

A 3ª edição deste livro é uma edição histórica comemorativa, com tiragem de 1.500 exemplares, com 1.296 páginas, capa dura e imagens coloridas.

O livro buscou atualizar conhecimentos publicados nas duas edições anteriores – primeira em 1993 e segunda em 2005. A terceira edição do livro Métodos e Técnicas de Tratamento de Água foi revisada e ampliada, com diversos conceitos e parâmetros de projeto revisados e atualizados. Destaca a importância do conhecimento das características da água bruta e a execução de ensaios de tratabilidade que forneçam subsídios para a elaboração de projeto confiável e operação segura visando, em quaisquer circunstâncias, a produção de água potável. Contempla modificações importantes em relação às edições anteriores, com a supressão de alguns capítulos, que foram detalhados em outros livros dos autores, e inclusão de capítulos que visam facilitar aos leitores o acesso aos conhecimentos básicos de mecânica dos fluidos e de hidráulica aplicadas ao tratamento de água e dos resíduos produzidos. Apresenta uma ampliação das alternativas de tratamento com a inclusão da separação em membranas para tratamento de água.



2012 - Métodos e Técnicas de Tratamento e Disposição dos Resíduos Gerados em Estações de Tratamento de Água.
Autores: Luiz Di Bernardo, Angela Di Bernardo Dantas e Paulo Eduardo Nogueira Voltan

2012 - Métodos e Técnicas de Tratamento e Disposição dos Resíduos Gerados em Estações de Tratamento de Água

O livro Métodos e Técnicas de Tratamento e Disposição dos Resíduos Gerados em Estações de Tratamento de Água contém informações imprescindíveis aos profissionais envolvidos com o projeto e a operação de estações de tratamento dos resíduos – ETRs. Buscou atualizar conhecimentos sobre a origem, qualidade e propriedades dos resíduos, características do escoamento, aspectos legais pertinentes, tecnologias de tratamento de água e resíduos gerados - além de incluir diversos exemplos de projeto.

É uma compilação de conceitos de tratamento de água e qualidade da água, de uma forma mais objetiva. O principal diferencial é detalhar a execução adequada dos ensaios de tratabilidade de água e de resíduos, de forma que reproduzam as condições reais das ETAs, assim como traduzir os resultados para parâmetros de projeto. Auxilia a equipe operacional das ETAs, resultando em otimização de processos, economia de produtos químicos e melhoria da qualidade da água.

Principais itens abordados:
  • Tecnologias de tratamento de água e as respectivas eficiências relacionadas às características qualitativas e quantitativas dos resíduos gerados;
  • Índices físicos, propriedades dos resíduos e características do escoamento;
  • Informações sobre a legislação e a classificação dos resíduos;
  • Tecnologias de tratamento dos resíduos gerados em ETAs;
  • Diversos tipos de unidades de tratamento dos resíduos gerados em ETAs e exemplos de dimensionamento.


2011 - Tratabilidade de Água e dos Resíduos Gerados em Estações de Tratamento de Água.
Autores: Luiz Di Bernardo, Angela Di Bernardo Dantas e Paulo Eduardo Nogueira Voltan

2011 - Tratabilidade de Água e dos Resíduos Gerados em Estações de Tratamento de Água

O livro Tratabilidade de Água e dos Resíduos Gerados em Estações de Tratamento de Água buscou atualizar o conhecimento sobre os ensaios de tratabilidade de água e dos resíduos gerados nos processos e operações sanitárias.

Apresenta conceitos sobre a geração de resíduos nas estações de tratamento de água e capítulos específicos sobre cada etapa do tratamento de resíduos de ETAs, com exemplos de dimensionamento. É um livro técnico, voltado para entendimento da geração e do tratamento dos resíduos gerados em ETAs e para elaboração de projetos de ETAs. É um assunto que tem tomado uma importância muito grande nos últimos anos em função das exigências cada vez maiores dos órgãos reguladores, como Ministério Público e CETESB, sendo importante para gerenciamento de resíduos e seus impactos no meio ambiente.

Principais itens abordados:
  • Atualização do conhecimento sobre os ensaios de tratabilidade de água e dos resíduos gerados nos processos e operações sanitárias;
  • Parâmetros de qualidade da água;
  • Fundamentos de química e de hidrobiologia e os principais produtos químicos usados em ETAs e ETRs;
  • Tecnologias de tratamento de água;
  • Uso de traçador para avaliar o comportamento hidrodinâmico das unidades de tratamento;
  • Procedimentos para a realização de ensaios de tratabilidade de água e dos resíduos gerados em ETAs.


2010 - Florações de Algas e Cianobactérias: Suas Influências na Qualidade da Água e nas Tecnologias de Tratamento.
Autores: Luiz Di Bernardo, Alessandro Minillo e Angela Di Bernardo Dantas

2010 - Florações de Algas e Cianobactérias: Suas Influências na Qualidade da Água e nas Tecnologias de Tratamento

O livro Floração de Algas e Cianobactérias: Suas Influencias na Qualidade da Água e nas Tecnologias de Tratamento mostra o impacto que águas que contenham florações podem causar em ETAs e nas tecnologias utilizadas para o tratamento de água. A presença de algas e de cianobactérias nos mananciais pode acarretar problemas relacionados a qualidade da água e dificultar sobremaneira o funcionamento das ETAs, principalmente as convencionais.

O livro aborda várias tecnologias e complementações do tratamento de água necessárias quando algas e cianobactérias estejam presentes em mananciais. Procurou facilitar o acesso aos conhecimentos básicos de biologia e da limnologia, introduzindo tecnologias de tratamento de água e os problemas relacionados com seu desempenho frente a presença de algas nos mananciais. Destaca ainda a necessidade de melhor entender o papel das cianobactérias na qualidade da água dos reservatórios, lagoas e açudes, além do conhecimento sobre suas espécies e tecnologias para a remoção de suas células e toxinas nas estações de tratamento de água.

Principais itens abordados:
  • As principais características das classes de algas e os fatores que influem na distribuição do fitoplancton, eutrofização e floração de cianobactérias;
  • Cianotoxinas produzidas e suas ações no organismo humano, ensaios de toxicidade e métodos de detecção;
  • Métodos de coleta, preservação, contagem e análises de organismos fitoplanctônicos;
  • Classificação das águas superficiais e padrão de potabilidade no Brasil;
  • Características das águas superficiais, ações corretivas e preventivas em reservatórios.

ONDE ADQUIRIR: