No Projeto Executivo de Reforma e Modernização dos filtros da ETA Vila Pureza, localizada na cidade de São Carlos/SP.

A Hidrosan propôs melhorias e adequações para alteração do método de operação dos filtros de taxa constante para taxa declinante variável, além da construção de um reservatório exclusivo para a lavagem dos filtros e a implantação do sistema de lavagem com ar (antecedendo a lavagem com água).

Algumas das vantagens do método de taxa declinante são: evitar a ocorrência de transpasse durante a carreira de filtração; minimizar os picos de turbidez da água filtrada no reinício de operação de um filtro após a lavagem; e aumentar as carreiras de filtração, diminuindo, consequentemente, o número de lavagens necessárias. O Prof. Luiz Di Bernardo, presidente da Hidrosan, é referência internacional em filtração com taxa declinante variável, com mais de 45 anos de experiência em projetos e pesquisas neste tema.

Para reduzir os custos e obras necessárias, foram feitos ensaios nos filtros para avaliação da lavagem, qualidade da água filtrada após a lavagem, expansão do meio filtrante e levantamento das curvas de perda de carga no meio filtrante limpo e ao longo da carreira de filtração. Esses ensaios fazem parte da metodologia diferenciada e exclusiva da Hidrosan, que garante ao cliente o funcionamento dos filtros reformados com os menores custos de implantação, de operação e produção de água com qualidade em conformidade com o padrão de potabilidade.

O projeto também foi elaborado para reduzir ao máximo as interferências das obras na operação de rotina da ETA, uma vez que esta não poderá paralisada, visto que é responsável pelo abastecimento de mais da metade da população de São Carlos.